Nossa correspondente mostra que, para os japoneses, a Coréia do Norte não passa de uma grande invejosa
Por Rosangela Brito – JE KAWASAKI
Aqui no Japão não há demais preocupações quanto ao possível teste nuclear realizado pela vizinha Coréia do Norte. Na semana em que foi realizado, o teste mobilizou mais forças americanas do que propriamente japonesas. É grande o número de bases militares dos Estados Unidos em áreas orientais. Caso o governo de Kim Jong Il tentasse algo contra o Japão, automaticamente estaria comprando briga com os norte americanos, e em sã consciência, não é todo mundo que anda disposto a bater de frente com a maior potência mundial. Por isso mesmo a maioria dos japoneses sentem-se seguros devido a isso.
A fama do ditador norte coreano não é uma das melhores por aqui, tradicionalmente, desde Governo de Kim-Il Sung, pai de Kim Jong Il, os japoneses acreditam que muitas das crises internacionais provocadas pela Coréia do Norte, nada mais são do que terríveis dores de cotovelo da irmã ao sul. Tanto que na fronteira das duas Coréias, Kim Jong Il mandou construir vários monumentos a fim de impressionar sua vizinha.
Na visão nipônica, o número um da Coréia do Norte pende mais para louco do que para gênio, e talvez em razão disso, os japoneses, sempre seguros, acreditam que toda cautela é pouca. Afinal nunca se sabe qual será a próxima do ditador esquisito... JE