sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Pela primeira vez nas telonas


Há 18 anos no ar, num dos horários mais nobres da TV norte-americana, os Simpsons estréiam seu primeiro longa-metragem. O filme chega dia 17 ao Brasil, mas o JE antecipa o que vem por aí.

Por Maurinho Coelho, do JE em Nova Iorque





Os Simpsons, de Matt Groening, é o desenho animado de maior longevidade na história da TV nos Estados Unidos. Tem, ao todo, dezoito temporadas e mais de 383 episódios desde sua estréia em 17 de Dezembro de 1989. Surgiu inicialmente em 1987 como uma série de curtas de trinta segundos produzidos por Groening para a série de televisão “The Tracey Ullman Show.” A reação dos telespectadores foi tão positiva que "Os Simpsons" evoluiu para um programa, estreando como um especial de Natal de meia hora em 17 de dezembro de 1989, e depois como série regular em 14 de Janeiro de 1990.

A estréia do filme aqui em Nova Iorque, teve grande sucesso, a bilheteria bateu o numero esperado.
Adultos, jovens e crianças, todos estavam ansiosos para ver "um pai" que há 18 anos vem fazendo idiotices e dando risada dos seus próprios erros nas telinhas do cinema.

É uma das famílias mais célebres do mundo inteiro. Os amarelos Simpsons - Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie - divertem miúdos e graúdos com as aventuras e o humor inevitáveis a uma família tão peculiar e disfuncional quanto esta. Agora saltaram do ecrã da televisão para as telas de cinema para mais uma aventura. Homer vai ser responsável por uma enorme calamidade em Springfield quando, acidentalmente, polui o rio com lixo tóxico. E, claro que pelo caminho, ao tentar melhorar a situação e salvar os vizinhos e todos os habitantes de Springfield, mete-se em confusões cada vez maiores.

A base do filme é abordada na poluição, onde durante todo o longa, são feitas piadinhas envolvendo todos os tipos de problemas que os Estados Unidos enfrentam.
Piadas inteligentes fazem com que as crianças não consigam sacar a graça, porque não estão informadas pelas noticias que andam acontecendo pelo país.
Mas de uma visão em geral The Simpsons Movie, teve uma duração aproximadamente igual à de quatro episódios da série,apresenta-nos uma história coerente que é muito mais do que uma sucessão de piadas soltas. Começando com um ritmo alucinante, ao ponto de fazer uma pessoa chorar de tanto rir, a história flui naturalmente, permitindo aqui e ali momentos mais calmos, mais sérios até, mas mantendo sempre o estilo inconfundível dos Simpsons.