Por Egnaldo Lopes
Editor do JE em Goiânia

Em resposta ao JE, a TV Anhanguera esclareceu que “com o lançamento da TV Digital a TV Anhanguera busca reforçar os laços com o seu público tornando-se ainda mais eficiente como veículo de comunicação. (...) o público poderá receber com perfeição imagem com até seis vezes mais qualidade e nitidez do que atualmente. O mesmo vale para o som recebido que terá qualidade semelhante à de um DVD. Além disso, novos dispositivos de recepção do sinal digital permitirão a multiplicação das oportunidades de ver TV. Será possível assistir TV em qualquer lugar, qualquer hora, de forma tão conveniente quanto se assiste, hoje, em casa. Televisores portáteis, laptops, palmtops, telefones celulares e mais uma infinidade de aparelhos portáteis poderão receber a programação da Globo com elevada qualidade e sem nenhum custo.”
Não se discute a qualidade, principalmente de imagem, muito menos os avanços tecnológicos trazidos, como a possibilidade de maior interatividade do público, mas o que se pergunta é se as pessoas estão realmente ligadas em toda essa novidade; se há o interesse em desembolsar no mínimo R$200,00 para comprar um conversor, além de uma antena UHF. Por enquanto, quem já tem a oportunidade de conhecer a TV Digital na região Sudeste não vem se animando muito: a quantidade de lares, em São Paulo, que têm recepção do sinal digital é inferior há um ponto no Ibope.
Mas essa realidade pode ser diferente em Goiânia; é o que afirma ainda a TV Anhanguera em e-mail enviado ao JE: “Com relação ao interesse em adquirir o conversor, temos recebido inúmeros e-mails a respeito da TV digital e estamos confiantes de que a nova tecnologia será muito bem aceita pelo público, principalmente pelos benefícios que proporcionará.”. Potenciais telespectadores a se adequar a tal tecnologia ainda devem encontrar certas dificuldades por causa do avanço da TV a cabo, não garantindo assim que os goianienses se animarão a conhecer a TV Digital logo de início, mas a TV do empresário Jaime Câmara dá um novo passo rumo à modernização da maneira de como assistir televisão no Brasil. Para quem ainda tem dúvidas, vale a pena dar uma conferida no vídeo abaixo com uma das reportagens especiais da TV Anhanguera mostrando como o telespectador pode ter acesso ao conteúdo televisivo em alta definição: