domingo, 23 de dezembro de 2007



Que tal ver o que de mais importante aconteceu no ano todo, sem a chatice de sempre?



Por Fernando Galacine, do JE em São Paulo



Tecnologia
Um investimento de milhões de dólares feito por uma das mais importantes empresas de tecnologia do planeta para se livrar da pirataria foi por água abaixo. A elegante Apple e seu sofisticado Iphone, sem dúvida o mais aguardado lançamento na área da telefonia móvel mundial, não tiveram nem sequer três meses de paz até George Hotz, um adolescente norte-americano de 17 anos anunciar, com estardalhaço para todo o mundo, que finalmente havia conseguido desbloquear o ultra-celular da empresa de Steve Jobs, que até então funcionava exclusivamente com um cartão eletrônico da gigante de telefonia ATT, obrigando, a quem quisesse comprar o aparelho, ter uma conta na companhia telefônica. George, apesar de ter aberto e divulgado um código industrial secreto, não foi processado. A constituição americana não prevê crimes como esse em seus artigos... Sorte do George, que inclusive ganhou uma fortuna com isso.



Religião
Em meados de 2001, a freira francesa Marie Simon foi diagnosticada com o Mal de Parkinson. Na época, ela trabalhava numa maternidade ao sul da França e com o passar dos anos, sentia-se cada vez mais debilitada devido à doença. Marie, no entanto, encontrava forças para continuar trabalhando quando via João Paulo II na televisão. O Pontífice, que também sofria do mesmo mal, era o incentivo da freira, que o tinha como exemplo para seguir sua vida. Em Abril de 2005, quando João Paulo II faleceu, a vida de Marie se debilitava semana a semana, segundo seus próprios relatos. Em Junho de 2005, dois meses após a morte do Papa, Marie pediu dispensa do trabalho: a doença já era terrível para ela. Mas a superiora de Marie a fez escrever uma carta para João Paulo II. A freira que é canhota, tinha todo o lado esquerdo do corpo afetado pela doença. A letra de Marie ficou ilegível. Na mesma noite, a freira contou, em carta enviada à Santa Sé, que sentiu uma enorme vontade de escrever e no dia seguinte não sentia nenhuma dor pelo corpo. Nos exames, a doença de Marie havia desaparecido. O Vaticano, a pedido do Papa Bento XVI, abriu um inquérito que poderá tornar o Papa mais popular da história um dos mortais que mais rapidamente foram beatificados.



Gafes
Gafe todo mundo já cometeu uma. O que diferencia as nossas das deles é que para Presidentes, Prefeitos, Rainhas e afins, qualquer deslize e pronto: eles já estão nos tablóides do mundo todo. Aqui no Brasil um mico histórico foi o do Prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Em Fevereiro ele expulsou aos gritos, de dentro de um posto de saúde, um morador que foi reclamar da qualidade do atendimento à população no sistema público de saúde. Aos tapas, e chamado de vagabundo, o sujeito saiu do posto apavorado. Não para menos, quem esperava um ataque de nervos de uma autoridade? Outro que também fez rir, como já é de praxe, foi George W. Bush. Durante a visita da Rainha Elisabeth II aos Estados Unidos, para as comemorações dos 400 anos do início da colonização inglesa no território norte-americano, o Presidente agradeceu a presença da monarca àquela comemoração dos 4 séculos e também à presença dela na festa do bicentenário, em 1700... Ops, corrigiu-se quase que instantaneamente, em 1976...E prosseguiu, apesar da Rainha ter olhado para ele não com uma das melhores caras...



Celebridades
O mundo das celebridades é um mundo bem à parte mesmo. São tantas coisas, e quase todas excêntricas, que fica difícil escolher a mais importante notícia dessa área. É tão verdade isso que por aqui nem adiantou tentar decidir qual foi a mais importante (ou a menos normal, se preferir). Duas notícias em 2007 ficaram empatadas pela repercussão que deram no mundo todo. A primeira aconteceu aqui mesmo e fez os holofotes ficarem ainda mais acesos, num caso que por si só já estava esfriando. Em Fevereiro deste ano, a modelo de VJ Daniela Cicarelli entrou com uma ação na justiça pedindo a proibição do You Tube ser acessado do Brasil. Pedido feito, pedido aceito. E por dois dias, o uso do maior portal de vídeos do mundo não pode ser feito por ninguém que estivesse em território nacional. Com direito até a entrevista no Jornal da Globo, Daniela ganhou os comentários de âncoras no mundo todo, e os holofotes para o seu tão famoso encontro na praia espanhola, queimaram de tão acesos... E juntos queimaram o filme da moça. Outra que também está com o filme para lá de torrado é Paris Hilton. A socialite saiu das capas de revista de fofoca e foi parar nos jornais do mundo todo. Presa por burlar as leis de trânsito em Los Angeles, a patricinha até chegou a sair da cadeia, mas voltou, para o desespero dela. Quando saiu, Paris até deu uma entrevista para o badalado Larry King, na CNN...



Política
Desde 1950, dois países que no mapa são vizinhos, na realidade eram extremamente opostos seja na cultura, na religião, no modo de vida. A próspera Coréia do Sul sempre contrastou com o que se conhecia da Coréia do Norte, um país pobre e completamente fechado. Em Outubro, uma reunião histórica em Pyongyang, capital da Coréia do Norte, pôde dar início ao sonho de dois povos que desejam ser um só. Os quase dois milhões de soldados que circulam na área de fronteira poderão, aos poucos, abandonar os postos. Os trens de carga já começam a circular entre os dois países e a área marítima está sendo utilizada em conjunto. Além disso, o Ditador Kim Jong II, se comprometeu a desativar os reatores nucleares, dos quais o mundo sempre teve medo. Os frutos desta reunião ainda podem demorar a aparecer, mas a semente desse gesto de paz já está plantada.


Esportes
Apesar de termos passado alguns apuros para a preparação do Pan, é inegável como foi positivo o Brasil abrigar um evento daquele porte. E não fizemos feio. Nem na infra-estrutura e muito, mas muito menos dentro da competição. Nossos atletas nos surpreenderam. Quem vai negar que ficou impressionado com a garra do Diogo Silva, do Taekwondo, o primeiro atleta a ganhar uma medalha de ouro para o Brasil? E a Jade Barbosa, que show ela deu, não? Foram tantos os orgulhos para a nossa nação que o mês de Julho foi um dos mais patriotas de todos os tempos. A cada medalha, a cada vitória, a cada empate e até mesmo derrota, o Brasil não deixou de torcer e de se impressionar. O Brasil que, para alguns, iria brigar com o Canadá pelo terceiro lugar chegou a ultrapassar até Cuba, ficando em segundo, por alguns instantes. No total o Canadá ficou longe e nós cada vez mais perto de nos tornarmos uma potência esportiva das Américas.


Economia
Você com certeza sempre estudou o Brasil como um país de terceiro mundo, um país do sul, ou um país sub-desenvolvido. Todos esses adjetivos, claro, não estavam tão errados. Era o mundo que nos colocava dentro desta classificação. Colocava. Hoje o nosso país está, teoricamente, dentro do grupo dos países considerados desenvolvidos. Mesmo sendo os 70º, numa lista de 70, é indiscutível que a qualidade de vida melhorou muito para todos nós, especialmente para os mais pobres. Além disso, nossa economia surpreendeu ao mundo. Ficamos imunes às crises norte-americanas e não foi o dólar quem caiu, mas foi principalmente o Real que ficou mais forte. Nosso poder de comprar também cresceu e hoje você pode sim falar que mora num país desenvolvido, sexta economia do mundo. Que mudem os livros.



Retrospectiva 2007. Veja o vídeo com os fatos mais importantes de 2007.