quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

O Natal do outro lado do mundo

A nossa corrspondente, Rosangela,no metrô de Kawasaki, ao lado de um símbolo que dá boa sorte no ano novo.









Por Rosangela Brito - JE KAWASAKI


Aqui no Japão, o Natal é comemorado, mas não tem a mesma importância que aí, do outro lado do mundo. A maioria, que é budista e xintoísta, apenas se reúne para não passar a data em branco, para eles não há um significado especial, é tão meramente um costume que adquiriram com a ocidentalização japonesa. As principais estações de trem aqui em Kawasaki estão enfeitadas com árvores tradicionais e músicas aos moldes natalinos. Já na capital Tóquio, haverá uma novidade, com o tema “Momentos Eternos” a Avenida Rappongi Keyakizaya, uma das mais importantes da cidade, se transformará. Com mais de 400 metros cobertos de neve, a avenida que contará com toda uma iluminação azul e branca e terá no seu início uma faixa com uma saudação em inglês, devido a grande visita de turistas, ou até mesmo pessoas a trabalho.

Mesmo com algumas festas incentivadas pela mídia, os japoneses não enfeitam as suas casas. A festa de Natal, que aí no Brasil é um tanto farta, aqui se resume a um bolo, tradicionalmente de morango com chantili. As famílias comemoram em casa com alguns amigos, ou na noite do dia 24, ou no almoço do dia 25, o bolo que é encomendado um pouco antes, é saboreado em salões de hotéis de luxo, reservados por famílias da classe média alta. Os mais tradicionais da sociedade comemoram ali, no salão, sem muitos enfeites, sem nenhuma música, praticamente estáticos para tirarem as fotos que lembrarão o dia.

Recatados no Natal, festivos no ano novo. Aqui, do 1º até o dia 10 de Janeiro é feriado, que é comemorado com rituais para atrair energia positiva para a entrada do ano, que aqui só começa em Abril. Para os amigos, os japoneses enviam o Comiague, que são algumas bolachas, bolos, toalhas e presentinhos, que indicam e desejam boa sorte para o próximo ano, quem recebe um Comiague, tem que retribuir, em sinal de educação. Quem não retribui, no próximo ano não ganha. Bom é a tradição por aqui. Bom Natal a todos e até ano que vem.