quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Poluição


Se para você poluição significa somente algumas dezenas de garrafas pelas ruas e um monte de carros soltando toneladas de gases na atmosfera, está na hora de você começar a rever sues conceitos.


Por Fernando Galacine - JE SÃO PAULO




E antes que você comece, é bom saber que dezenas, ou melhor, dezenas de milhares de pessoas já previram e modificaram muito do que se levava em conta para tentar reduzir, ao máximo, todo e qualquer tipo de poluição.

Se há dez anos isso era considerado conversa de louco, ou pior, conversa de gente fresca, hoje cuidar do ambiente de toda maneira possível virou questão de ordem. As grandes cidades que o digam, onde esse tipo de cuidado começou mais tarde, os efeitos são bem mais sentidos pela população. Mas algumas atitudes para reverter esse quadro estão chamando a atenção de boa parte do mundo. A começar pelo nosso exemplo, a maior cidade do país resolveu ser bem radical quando o assunto é poluição. Em São Paulo, uma lei aprovada, determina que, a partir do dia 1 º de Janeiro do ano que vem, seja proibido, isso a título de uma multa bem pesada, qualquer tipo de publicidade externa, ou seja, outdoors, faixas em prédios, backlights e frontlights. O projeto denominado “Cidade Limpa” foi aprovado quase por unanimidade na Câmera, mas enfrenta batalhas e mais batalhas nos tribunais, tudo porque as empresas que trabalham com esse tipo de propaganda sentiram-se lesadas. A lei que ora se revoga, ora se impõe de novo, será mantida segundo a prefeitura da cidade e começará a vigorar na data estipulada, ou seja, no primeiro dia de 2007. Com tanto alarde causado por essas empresas, barulho foi outra coisa a ser banida da terra da garoa, agora pelo COTRAM (Conselho Nacional de Trânsito). E desta vez nem esperaram o ano novo chegar para serem sentidas as mudanças. Desde dia 10 do mês passado, o motorista mais descolado que gosta de dirigir ao estilo micareta baiana, vai levar uma multa de R$ 127,69 e mais cinco pontos na carteira, isso se o fiscal constatar que a altura do som, num raio de meio metro do veículo, é igual ou superior que 104 decibéis.

Se estressou com tudo isso? Então se você for fumante, nem sonhe em ir para Paris. A capital francesa proibirá o fumo em locais públicos a partir de Julho do ano que vem a exemplo do que já acontece em Londres, Buenos Aires e mais duramente no Irã. Alguns especialistas dizem que além de fazer mal à saúde dos fumantes, e dos outros que estão ao lado, fumar ajuda na poluição. Por tanto quanto menos, melhor.

E nem pense blasfemar contra nós, cuspindo no chão, pelo menos na Malásia você teria que desembolsar, acredite, US$ 250,00, por fazer este ato, que para eles, é sujar a via pública. Caso você jogue papel no chão na terra das Torres Petronas, no mínimo você terá que ser ou primo de Bill Gates, ou sócio de uma grande companhia. O resultado: o país é um dos mais limpos do mundo.

Frescura? Calma lá meu bom leitor, você ainda não ouviu essa. Ou melhor, já ouviu e viu. Assistiu o filme “O Dia Depois de Amanhã”? Sim. Que bom, pois ele foi um dos primeiros filmes “neutros” da história do cinema norte americano. Você deve estar se perguntando: o que é um filme neutro? Explico. Hollywood, que fica na cidade de Los Angeles, é um dos pólos mais poluidores da cidade, que é uma das mais poluidoras do país que é o mais poluidor do mundo. Sensibilizados, os diretores e atores, resolveram fazer um simples cálculo de quanto foi emitido em gás carbônico, com geradores de energia, transporte de equipe, tanto aérea quanto automotiva, e outras coisas. Com o resultado em mãos, eles financiam o plantio de árvores que serão suficientes para apagar toda a poluição causada. Lindo? Sim, quase comovente.

Conceitos revistos? Eu sinceramente espero que sim, afinal falar que poluição é só isso ou aquilo está muito ultrapassado, por tanto nada mais interessante que mudar os seus hábitos, afinal você pode estar poluindo e nem sabe.