segunda-feira, 14 de maio de 2007

Filho que não nasceu

“Fui trazido ao teu colo e sussurro, baixinho:
_ ‘Mãe, eu serei na carne o sonho de teu sonho!...’
Depois, em prece ardente, em ti meus olhos ponho,
Pássaro fatigado ante a úsnea do ninho.

Abraço-te. És comigo a esperança e o caminho...
Em seguida - oh! Irrisão! -, eis que, num caos medonho,
Expulsas-me a veneno, e, bruto, me empeçonho,
Serpe oculta a ferir-te em silêncio escarninho.

Já me dispunha a dar o golpe extremo, quando
Surge alguém que me obriga a deixar-te dançando
Em formoso salão onde o prazer fulgura.

Passa o tempo. Hoje volto... É o amor que arde em mim arde,
Mas encontro-te, oh! Mãe, a gemer, triste e tarde,
Sombra que foi mulher, enjaulada à loucura...”




JOSÉ GUEDES
FRANSCISCO C. XAVIER




A depressão e tendência ao suicício são as duas causas mais freqüêntes da Síndrome do pós-aborto, que entre os sentimentos mais listados encontra o da culpa.