quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Tchau

Com intensa divulgação e início das operações sem ajustes finais, Oi estréia em São Paulo com reclamações



Por Fernando Galacine,
editor do JE em São Paulo

Com todo seu estilo de carioca da gema, a mais nova companhia de telefonia móvel a chegar a São Paulo fez do seu produto, um simpático chip, um verdadeiro arrasa quarteirão. Com a promessa de três meses de bônus diários no valor de R$20, a Oi investiu pesado para tirar alguns milhares de clientes das suas adversárias. Em algumas semanas de venda, os chips disponibilizados pela operadora acabaram. Culpa de uma intensa e bem bolada campanha publicitária que instigava os novos clientes a saírem da mesmice, mudarem de operadora e juntarem-se com Luiz Eduardo Falco [Presidente da OI] & Cia. Mas a entrada num dos mais vislumbrantes e disputados mercados do país tem seus preços. As maiores operadoras do mundo tiveram, em São Paulo, gastos expressivos para adequarem-se à dimensão e à utilização da telefonia móvel pelos moradores da cidade [Leia-se América Móvil, dona da Claro].

Mesmo assim, a Oi inundou revistas, jornais e a programação da MTV afirmando que a partir do último dia 24, a simplicidade e liberdade começariam para valer na Paulicéia desvairada. Não aconteceu. Pelo menos em parte. O JE Informa acompanhou, em São Paulo, alguns clientes que compraram não só o chip, mas como a idéia da operadora, e passaram a {tentar} utilizar os serviços da Oi nesse primeiro final de semana de atividades oficiais da companhia na cidade. O que se viu, e ouviu, entre um alô e outro, foram reclamações e alguns sustos. Eu mesmo fiz questão de aceitar o desafio e comprei um chip da operadora. Meu ‘novo’ celular simplesmente não recebeu ligações durante todo o final de semana até a tarde desta segunda-feira. Apesar de fazer ligações, a linha mostrava-se ocupada o tempo todo, quando na verdade não estava. “Não é um, ou dois clientes que estão com esse problema, Sr.º [sic]. Já é uma quantidade muito significativa de clientes que nos ligaram com esse mesmo problema. A cada hora recebemos mais ligações” disse-me uma atendente do Call Center da Oi, em Belo Horizonte. Para outra nova cliente, Sophia Lopes, que não é de São Paulo, mas passou o final de semana na cidade, a estréia da operadora até aconteceu, mas sem os bônus. Com o DDD de São José dos Campos, 12, ela não pôde aproveitar as vantagens na capital, com o DDD 11, mesmo tentando fazer interurbanos.

Já para outra cliente, que preferiu não se identificar, o próprio número do novo chip apareceu no visor do celular. “Eu estou recebendo uma ligação de mim mesma?” questionou-me a assustada cliente no meio da conversa para a reportagem. “Pelo menos o seu recebe ligações” completei. A Oi informou, por telefone, que até o dia 03 de Novembro não haverá mais problemas na cobertura em São Paulo.