ROSANGELA BRITO / JE IMAGEM
Foto de uma das várias lojas da Doutor Coffee, sucesso no Japão.
Por Rosangela Brito e Fernando Galacine,
do JE em Kawasaki, Japão, com edição do JE em São Paulo
O Brasil sempre foi um dos líderes na exportação cafeeira para todos os cantos do planeta, incluindo o Japão. O sabor dos nossos grãos em qualquer lugar do mundo é sempre o mesmo, mas o cafezinho, geralmente gelado, que os japoneses tomam na maior rede de cafeteria do país tem um gostinho mais do que especial. Há 50 anos, um jovem chamado Hiromichi Toriba desembarcava sozinho no porto de Santos. Sem falar uma palavra em português, tinha a difícil missão de conhecer o gigante setor cafeeiro do Brasil para os seus chefes no Japão.
O tempo planejado pela empresa era que Toriba ficasse no país por seis meses. Passados dois anos, Toriba ainda não havia se mudado da casa em que vivia, na Rua Doutor Pinto Ferraz, no bairro paulistano da Vila Mariana. Durante o tempo que Toriba passou no paísl, estudou a natureza dos grãos, torrefação, além de trabalhar na extinta Bolsa do Café, em Santos.
Depois dos estudos e de lidar diariamente com café, Toriba retornou ao Japão e por aqui começou a trabalhar na importação e venda do café pelo país. Não demorou muito e já na década de 70, impressionado com as elegantes cafeterias europeias, Toriba resolveu abrir mão do atacado e entrar para o ramo do varejo. Estava fundada a primeira loja da Doutor Coffee Assim mesmo: “Doutor”. Inspiração no nome da rua na qual morou no Brasil.
Depois dos estudos e de lidar diariamente com café, Toriba retornou ao Japão e por aqui começou a trabalhar na importação e venda do café pelo país. Não demorou muito e já na década de 70, impressionado com as elegantes cafeterias europeias, Toriba resolveu abrir mão do atacado e entrar para o ramo do varejo. Estava fundada a primeira loja da Doutor Coffee Assim mesmo: “Doutor”. Inspiração no nome da rua na qual morou no Brasil.
Quem frequenta a Doutor Coffee sabe que, muito além dos grãos brasileiros que abastecem as mais de 400 xícaras de café expresso por minuto, o “Doutor” no nome da rede denuncia a influência que o nosso país exerceu no fundador de uma das empresas mais admiradas do Japão. Hoje, a rede de cafeteria possui mais de 1500 lojas e adaptou-se muito bem com a chegada de concorrentes, diversificando o tipo e público alvo da empresa.
Para cada região do país há uma loja da Doutor Coffee que se adapta melhor à preferência dos consumidores. Nas ruas de Tóquio, é possível tomar um café expresso na Excelsior Caffé, ou passar um tempinho na Le Café Doutor, loja mais sofisticada da rede, localizada no bairro mais nobre da capital.
No total há casas de chá para mulheres, ou com o perfil mais ‘sala de reuniões’ perto dos centros financeiros por todo o Japão. Toriba, um dos empresários mais conhecidos do país, ainda faz questão que boa parte dos grãos venha de fazendas brasileiras, sobretudo da região do sul de Minas e de Cotia, em São Paulo.
Mesmo que nas delicadas mesinhas da Doutor Coffee, colocadas na calçada, os japoneses não tenham adquirido hábitos mais abrasileirados e nem olhem para quem está a sua volta, Toriba fez com que os japoneses descobrissem o prazer de deliciar uma boa xícara de café, com um sabor pra lá de brasileiro.
No total há casas de chá para mulheres, ou com o perfil mais ‘sala de reuniões’ perto dos centros financeiros por todo o Japão. Toriba, um dos empresários mais conhecidos do país, ainda faz questão que boa parte dos grãos venha de fazendas brasileiras, sobretudo da região do sul de Minas e de Cotia, em São Paulo.
Mesmo que nas delicadas mesinhas da Doutor Coffee, colocadas na calçada, os japoneses não tenham adquirido hábitos mais abrasileirados e nem olhem para quem está a sua volta, Toriba fez com que os japoneses descobrissem o prazer de deliciar uma boa xícara de café, com um sabor pra lá de brasileiro.