segunda-feira, 16 de abril de 2007

Os bastidores do Poder

Na semana de aniversário de Brasília o JE mostra a viagem que o nosso editor fez até a Capital Federal e conta detalhes de como funciona uma das partes da grande engrenagem do Poder.


Por Egnaldo Lopes - Especialmente para o JE em BRASÍLIA




Brasília, 09 de Abril de 2007:



Foi numa segunda-feira que conheci de perto as instalações do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.Fui conhecer de perto os bastidores do poder. Qual a surpresa quando nos adentramos em um prédio moderno e desconhecido da maioria dos visitantes: as instalações do ‘Interlegis’ (Comunidade Virtual do Poder Legislativo).
Foi à partir daí que conhecemos por dentro o funcionamento do Poder Legislativo brasileiro, a fonte das leis, local de trabalho dos nossos representantes eleitos de forma direta a cada quatro anos. E foi aí que pude perceber características que fizeram, desta visita, uma descoberta. E é dessa descoberta que iremos tratar neste pequeno texto; se você se interessa pelo seu país, acompanhe-nos.


O Interlegis nos abriu as portas para o conhecimento profundo do funcionamento do Poder que legisla em nosso país, essa comunidade é um portal que reflete justamente o que tenho a ressaltar desta visita, que, aliás, pode ser feita por qualquer do povo que se interesse. ‘Interlegis’ é uma rede que interliga todo o Poder Legislativo do país, seja na esfera federal, estadual ou municipal. A tecnologia utilizada é de primeira, permite a harmonização e, consequentemente, o bom funcionamento do Poder. Na Alemanha, os senadores não são escolhidos pelo povo, e é justamente fatos como este que nos fazem refletir sobre a nossa realidade. O Interlegis pertence à câmara alta, ou seja, ao Senado Federal, e é lá que percebemos a modernidade e a eficiência que fazem parte do dia a dia dos nossos representantes, reflexo da nossa sociedade, do nosso voto.No início deste ano, escrevi um texto para o JE ressaltando a necessidade de a população participar da vida política dos seus representantes, fiscalizarem o trabalho exercido pelos que ocupam cargos através da eleição democrática. É se temos muito que reclamar da atuação destes políticos, temos que assumir também a nossa inércia em relação aos acontecimentos que envolvem os nossos deputados e senadores. Visitando o Congresso Nacional, qualquer cidadão pode se inteirar do funcionamento e da história da casa construída pela democracia exemplar instaurada em nosso país, democracia que faz com que haja o reflexo, no poder, do retrato da população. Atuar, buscar entender os procedimentos de uma votação no plenário das casas, conhecer a história no museu do Congresso, descobrir a modernidade que faz parte do funcionamento do centro do Legislativo do país...


Cada estado brasileiro é representado nas duas casas: na Câmara, proporcionalmente, e no Senado, igualitariamente. O Congresso Nacional é, pois, patrimônio dos brasileiros, uma conquista. Podemos reclamar o quanto quisermos dos nossos parlamentares, mas é preciso conhecer, valorizar o nosso Congresso, a nossa democracia, fundamentar nossas críticas e exigir melhores atuações dos que nos representam.Não são todos os países que permitem a participação da população de maneira tão direta. No Brasil, podemos conhecer o plenário das duas casas, bem como acompanhar de perto as sessões legislativas. Mas não é preciso se deslocar para Brasília, a TV Câmara e a TV Senado estão presentes no plenário de cada casa para dar ao cidadão, acesso ao que acontece na capital do país.


E a modernidade e interatividade não se limitam ao Poder Legislativo: fomos ao Supremo Tribunal Federal, o guardião da nossa Constituição Federal, a mais alta instância do Judiciário brasileiro. Passando pelo salão dos bustos, que ressalta a atuação de Rui Barbosa, Norberto Bobbio, dentre outros notáveis, nos encaminhamos para o local de atuação dos onze ministros da Suprema Corte presidida pela ministra Ellen Gracie e tivemos a grata satisfação de acompanhar a exposição que mais uma vez ressaltou o poder de participação do povo na nossa República, onde podemos como em poucos países, assistir, de perto, a atuação do Judiciário.

Modernidade e interatividade, repito, são as palavras que nortearam nossa visita por Brasília. Não são apenas as instalações físicas arquitetadas pelo mestre Oscar Niemeyer que demonstram imponência, mas também a rede invisível que torna a democracia mais consolidada e forte. Se quisermos a melhora dos que ocupam as cadeiras dos plenários das duas casas legislativas, temos que colocar em prática o que já sabemos que temos de fazer: fiscalizar e participar, para valorizar o nosso patrimônio.