domingo, 23 de dezembro de 2007

Em que lugares do mundo o ano não começa em 1º de Janeiro?

A confusão de tantas datas no mundo todo se dá por dois motivos: os vários marcos históricos e religiosos para o início da contagem dos anos. E de várias outras formas para definir a duração de cada ano. Em comum entre a maior parte das nações está o movimento de rotação da Terra, que define a duração do dia. De resto cada grupo de nações, tem calendário próprio. A religião cristã, presente em quase todos os países ocidentais baseou-se no nascimento de Jesus para iniciar a contagem em anos. Isso foi por volta do ano 525 d.C. onde até aquele momento o marco inicial para a sociedade no geral era fundação de Roma.

O objetivo da Igreja Católica até então, era de sincronizar as igrejas pelo mundo quanto à comemoração da Páscoa. O nosso sistema para definir a duração de cada ano, é o calendário Gregoriano, baseado no movimento de Translação da Terra pelo Sol. Nesse sistema cada ano dura 365 dias, e nos anos múltiplos de 4, como 2008, acrescenta-se mais um dia para compensar os minutos que sempre faltam no fechamento das 24 horas diárias. No Oriente Médio os países islâmicos escolheram como marco inicial a fuga do Profeta Maomé, fundador da religião, para a cidade de Medina. Lá os anos começaram a ser contados em 622 d.C. e o ano tem duração de 354 ou 355 dias. Entre os dias 10 e 20 de Janeiro os mulçumanos comemoram a virada para o ano 1429. Dentro dos países considerados islâmicos há uma exceção: Afeganistão e Irã têm anos com duração de 365 dias. No dia 20 de Março a virada para eles será para o ano 1387.


Em Israel, o marco inicial para a contagem dos anos é a criação do Universo, que, para eles, aconteceu em 3761 a.C. O ano tem duração de 353 a 355 dias. No começo de Setembro deste ano os judeus festejarão o ano 5769. Nos países asiáticos a Índia, tem o calendário Hindu, hoje utilizado apenas para comemorações religiosas, cujo ano corrente é 1930, já que foi criado no ano 1000 a.C. Na China que se baseia no movimento da Lua, o ano tem 363 dias. O país é um dos pouco que não tem um marco religioso ou histórico para a contagem dos anos. Em 2637 a.C. a contagem dos anos foi zerada e iniciou-se a partir de então, para uma maior sincronia para as várias regiões do Império Chinês. Alguns países, mesmo não sendo cristãos em sua maioria, adotaram o nosso calendário para revoluções econômicas. Como o Japão que utiliza do nosso sistema desde 1873 e que também está no ano de 2008.