Honda cria um andróide capaz de receber visitas, fazer entregas e andar numa velocidade de até 6 Km por hora.
Por Rosangela Brito, do JE em Kawasaki
Eles sempre foram loucos por tecnologia. Por isso mesmo exposições com robôs de última geração sejam tão comuns aqui no Japão. Mas os japoneses que não param de inventar bonequinhos cada vez mais autônomos, também adoram relembrar o passado. Tanto que numa grande exposição que está sendo realizada no museu de história natural de Tókio, desde o dia 22 de Outubro, o toque retro com as invenções dos primeiros bonequinhos articulados capazes de imitar a forma humana, chamados de Karakuri Ningyos, vindos do século 18. O contraste que eles e as super máquinas altamente inteligentes, desenvolvidas para as empresas aqui do Japão, causam em quem visita a exposição é enorme.
O Asimo, apelido de Advanced Step Innovatice Mobility, criado pela Honda, é o principal atrativo da mostra. Em 1986, a gigante japonesa do segmento de transportes começou a investir em pesquisas no campo da robótica, não apenas visando utilizar seus resultados nos seus carros e motos, mas também querendo desenvolver robôs com capacidades incríveis, até mesmo num ramo onde cada novidade reluz aos olhos. Incrivelmente a Honda conseguiu. O seu adorável andróide é capaz de fazer o trabalho de atendimento na sede da empresa, servindo principalmente de guia de informações para os que vão visitar a matriz, aqui no Japão.
Além disso, o Asimo presta serviço de entrega interno e tudo muito rápido: a 6Km por hora, velocidade de uma pessoa correndo. Mas quem está correndo mesmo são os técnicos e cientistas da Honda. Eles querem desenvolver para uma nova versão do Asimo a capacidade de julgar ações e tomar a melhor decisão ajustada para a maioria de situações que acontecem na empresa. Se ninguém acredita, muitos japoneses terão tempo de se deparar com Asimo, a exposição estará aberta até o dia 27 de Janeiro.